Novo blog: Nikipédia
Visitantes do novo blog: Nikipédia. Estou a criar este blog por várias razões. A razão mais importante foi por ver um familiar próximo a escrever e criar o seu próprio blog. Também o criei para vos contar vários assuntos que podem ou não conhecer. Também podem comentar e mandar perguntas ou curiosidades para acrescentar ao meu blog. Se eu gostar da ideia escrevo sobre o assunto indicado. Caso publique uma pergunta sobre um determinado momento ou assunto podem comentar a vossa possivel solução, se quiserem. Neste blog podem encontrar todo o tipo de assuntos por isso espero que gostem, comentem e contem aos amigos.
Primeira curiosidade: gatos
Todos tem ou queriam ter um animal de estimação em casa não é verdade? Bem, para quem tem escrevo aqui umas dicas que espero que sejam úteis. Lembrem-se de comentar. Espero que gostem.
Gatos e o seu envelhecimento:
Ainda que apresentem poucos sinais externos decorrentes do envelhecimento com o avanço da idade os gatos apresentam mudanças fisiológicas significativas que afetam seu metabolismo tornando-os mais suscetíveis e vulneráveis aos ataques de diversas doenças como problemas na pele olhos ouvidos olfato e paladar. Podem também apresentar fragilidade nos ossos e desenvolver tumores ecancros.
Normalmente os gatos mais idosos apresentam letargia, diminuição do apetite e emagrecimento culminando na insuficiência de órgãos vitais como rins, fígado e coração, o que pode levar o animal a sua morte.
Os gatos que vivem sob cuidados de humanos podem viver mais de 20 anos. Para que atinjam tal idade é recomendado que a partir dos oito anos de idade esses animais vão a um tratamento diferenciado que envolve uma alimentação diferenciada, Consultas veterinárias e exames de saúde regulares.
Cuidados gerais devem ser intensificados nessa fase sobretudo o asseio com os dentes, que devem ser limpos e inspecionados semanalmente. Os olhos e ouvidos também devem ser focos de cuidados especiais pois esses órgãos vão aos poucos tornando-se menos eficazes. Se o gato estiver com a sua visão prejudicada deve-se evitar a mudança da localização dos seus pertences como a caixa de areia e vasilhas de água e comida pois o animal poderá continuar utilizando esses itens, Deve estar acostumado ao local onde normalmente estão instalados. Quanto à alimentação deve-se estimular um aumento no número de refeições pois o gato terá menos apetite e deverá comer em menores porções.
Devido a redução na quantidade de alimentos ingeridos e às mudanças fisiológicas decorrentes da idade mais avançada, o nível de energia disponível diminuirá e o animal não terá mais tanta disposição para brincadeiras. No entanto, sabe-se que gatos idosos apreciam a companhia dos humanos, devendo ser tratados com a mesma alegria, dedicação e carinho dispensados em sua fase juvenil.
ola
ResponderEliminarque boa informação, já sei o que tenho de saber sobre gatos
OLA AS RECEITAS SAO GENIAIS
ResponderEliminarGostei do blog. Parabéns!
ResponderEliminarGostei do blog. Parabéns!
ResponderEliminarGostei do blog. Parabéns!
ResponderEliminarObrigada pelos vossos comentarios!! <3
ResponderEliminar