segunda-feira, 12 de junho de 2017

"Quem vê caras não vê corações"


Hoje vou escrever sobre esta frase: « Quem vê caras não vê corações».  É um conhecido provérbio que aponta para a distinção entre «parecer» e «ser». Muitas vezes, a imagem que damos de nós próprios esconde aquilo que somos. Por outro lado, acontece frequentemente sermos julgados com base na nossa aparência, e também nós avaliamos os outros dessa forma.

Muitas das pessoas são influenciadas pelos pensamentos das outras pessoas. É verdade!!! Ou porque têm um telemóvel melhor ou roupas mais caras e de marca... Qualquer que seja a razão! Não devermos ignorar ou maltratar certas coisas por não terem tanto dinheiro ou não estarem tão bem vestidas como nós achamos que estamos nem devemos estar com certas pessoas devido às suas coisas nem características.


É muito fácil sermos enganados com o comportamento das outras pessoas que se mostram de uma maneira, mas na realidade, não têm nada a ver com a sua verdadeira personalidade.
    As aparências impõem rótulos às pessoas. É, infelizmente, um fenómeno comum na vida. O maior problema são os valores negativos que são dados a tais segmentos profissionais ou perfis. 

Essas pré-concepções são mitos, quase sempre infundados, e acabam distorcendo as relações. Na verdade, cada individuo, actua em uma sociedade ou organização de acordo com as necessidades e as responsabilidades que lhes são propostas. 


Apesar desses estereótipos serem falsos, pode fazer com que a sociedade considere atributos até interessantes, mas tal como uma caricatura, com o tempo, acabando por se tornar ridícula. Por isso, esses perfis não devem ser reforçados. 


     É comum vermos casos de pessoas que já sofreram de comentários menos positivos devido a simples características como as suas roupas ou a sua forma de falar.

Talvez por isso, ou seja, para fugir a esses comentário desagradáveis sobre si, várias pessoas tentam vestir-se o melhor possível o que pode levar a uma vida materialista e solitária. 

Porém, atitudes assim podem transformar nossas vidas num verdadeiro teatro, em que “artistas” vestem-se, falam, agem e reagem de forma a passar às outras pessoas exatamente aquilo que fora predefinido por eles antes de saírem de casa. 

Vemos caso parecido quando pessoas que estão diante de alguém a quem desejam fazer valer sua opinião, procurando saber o que eles gostam para dizer sempre coisas ao seu agrado para depois serem reconhecidos e respeitados. Para isso, alteram o tom de voz, tentam ter sempre uma postura correta e exemplares o que não reflete a sua personalidade. 

Torna-se conveniente uma séria reflexão sobre tais comportamentos, pois precisamos definir até que ponto nossa aparência mostra as nossas verdadeiras características  uma vez que muitos são facilmente influenciados por diversas circunstâncias e, como um camaleão, trocam de características pessoais e de caráter de acordo com o que pede determinada situação. 

São os casos de pessoas que nunca sabemos quem são, pois modificam suas opiniões e posicionamentos com uma facilidade que ninguém imagina. 

Digo isso porque há pessoas que se dizem verdadeiras e sinceras e, por isso, não medem o que dizem ao outro, causando, desta forma, sérias feridas e dores. Sabemos que é perfeitamente possível sermos verdadeiros e sinceros sem que, com isso, sejamos grosseiros com outras pessoas.

Reflexões assim sempre serão necessárias a todas as pessoas, inependentemente da sua iddae, profissão ou conta bancária, em vários momentos da vida de cada um deles.Eles precisam saber que é preciso zelar pela aparência sim, mas ela deve ser apenas como um espelho do que somos por dentro. 

De nada adianta fazermo-nos passar por outra pessoa, o que não somos ou não temos, o que é uma das características da sociedade consumista, na qual se compra muitas coisas superficiais  e, como consequência, aumentam-se as dívidas, a dor de cabeça e ainda mais insatisfações.

Não há salário que dê para alimentar os anseios de pessoas que querem mostrar aos outros o que têm, assim como não há recursos financeiros suficientes para satisfazer os caprichos daqueles que são constantemente induzidos ao consumo pelo simples fato de se igualar àqueles que já adquiriram algo da moda, algo que está sendo propagado pelas estrelas televisivas.

Termino agora com algumas frases, de certeza, muito conhecidas e umas imagens para vocês refletirem sobre o tema.

-As aparências enganam;
- Nem tudo o que reluz é ouro;
-Tolo é quem se deixa levar pela aparência sem se importar com a personalidade;
-Nem todos são o que dizem ser;
-Com o tempo vocês se iram aperceber que as pessoas são como livros:  algumas enganam-nos pela capa e outras surpreendem-nos pelo conteúdo.
- As aparências não enganam, o erro é do observador.


             Imagem relacionadaResultado de imagem para aparencias iludem

Resultado de imagem para aparencias iludemResultado de imagem para aparencias iludem

Resultado de imagem para aparencias iludemImagem relacionada

Resultado de imagem para aparencias iludem frases Resultado de imagem para aparencias iludem frases

Sem comentários:

Enviar um comentário