House, M.D. ou simplesmente House é uma aclamada série médica norte-americana criada por David Shore e exibida originalmente nos Estados Unidos pela Fox a 16 de novembro de 2004 a 21 de maio de 2012. A sua personagem principal é o Dr. Gregory House, interpretado pelo ator inglês Hugh Laurie. A série passa-se num hospital universitário fictício chamado Princeton-Plainsboro Teaching Hospital, na cidade de Princeton no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos.
House é um infetologista e nefrologista que se destaca não só pela capacidade de elaborar excelentes diagnósticos diferenciais, como também pelo seu mau humor mas também pelo seu distanciamento dos pacientes e comportamento anti-social. House entra em, frequentemente, em conflito com os médicos do hospital, incluindo sua própria equipa de diagnóstico, porque a maior parte de seus diagnósticos a respeito das doenças dos pacientes são baseados em hipóteses controversas e pouco prováveis. Os seus diagnósticos e maneira de agir entram, frequentemente, em conflito com as regras e procedimentos padrão do hospital que geram atrito com sua chefe, administradora do hospital e reitora da faculdade de medicina Drª. Lisa Cuddy (Lisa Edelstein). O seu único verdadeiro amigo é o Dr. James Wilson (Robert Sean Leonard), chefe do departamento de Oncologia. Durante as três primeiras temporadas, a equipe de diagnósticos de House consiste em Dr. Robert Chase (Jesse Spencer), Drª. Alisson Cameron (Jennifer Morrison) e Dr. Eric Foreman (Omar Epps).
Ao final da terceira temporada a equipe separa-se, permanecendo apenas Foreman. Gradualmente, House seleciona três novos membros para a equipe: Drª Remy ("Treze") Hadley (Olivia Wilde), Dr. Chris Taub (Peter Jacobson) e Dr. Lawrence Kutner (Kal Penn). Kutner faz sua última aparição ao final da 5ª temporada e então só retorna no 22º episódio da 8ª temporada. Chase e Cameron continuam aparecendo em diversos papeis no hospital até o início da 6ª Temporada. À essa altura, Cameron decide sair do hospital e Chase retornar à equipe. Treze se afasta durante boa parte da 7ª Temporada, e seu espaço é preenchido pela estudante de medicina Martha M. Masters (Amber Tamblyn). Cuddy e Masters saem da série antes do início da 8ª Temporada. Foreman se torna o novo Reitor de Medicina, enquanto Drª Jessica Adams (Odette Annable) e Drª Chi Park (Charlyne Yi) se juntam à equipe de House.
House esteve entre as 10 melhores séries dos Estados Unidos com da 2ª à 4ª Temporada. Em territórios lusófonos, o programa é transmitido em vários canais: no Brasil na Universal Channel e na Rede Record, e em Portugal na FOX Portugal e na TVI. House também fora o programa de televisão mais assistido do mundo em 2008 . A série recebeu inúmeros prêmios, incluindo cinco Emmys, dois Globos de Ouro, um Prêmio Peabody, e nove People's Choice Awards.
A série conta com oito temporadas completas. No dia 8 de fevereiro de 2012, a Fox anunciou que a 8ª temporada seria a última da série, tendo sua estreia em 3 de outubro de 2011 nos EUA e no Brasil em 3 de novembro do mesmo ano, encerrando-se em 21 de maio de 2012.
Influência de Sherlock Holmes
Existem várias semelhanças entre a personagem House e Sherlock Holmes. O próprio nome dos personagens tem similitude (Holmes é similar a Home = casa/lar; House = casa). O criador David Shore considera-se fã do personagem clássico criado por Sir Arthur Conan Doyle.
As semelhanças entre os dois personagens são evidentes em vários episódios da série, como o carácter psicológico que House usa para resolver os casos (bem como evitar aceitá-los) e a morada do médico (apartamento 221B, o mesmo número do apartamento de Holmes). House, assim como Holmes, apoia-se em um extremo poder de observação e dedução para solucionar os casos com que é confrontado. Outras semelhanças incluem o passatempo de House: o médico toca guitarra e piano, Holmes toca violino; bem como na dependência de drogas: House em Vicodin e Holmes em cocaína. Além de ser mau humorado e ao mesmo tempo engraçado. A amizade com Dr. James Wilson também é semelhante à amizade entre Holmes e o Dr. John Watson, e mesmo as iniciais dos amigos são as mesmas: J. W.
Algumas personagens no universo de House provêm também de Sherlock Holmes: Moriarty, o homem que atirou em House, é o nome do maior inimigo de Holmes, o Professor Moriarty. Em um dos episódios Wilson inventa, para enganar Taub e Kurtner, que House conheceu "a mulher" chamada Irene Adler e que nunca se recuperou da morte desta por não ter descoberto a tempo qual sua enfermidade. Irene Adler é personagem dos romances de Holmes e sempre é referida como "a mulher".
Cargos dos Personagens
- Dr. House: Infectologista, nefrologista e chefe do Departamento de Medicina Diagnóstica;
- Dr. Foreman: Neurologista, membro da equipa de diagnóstico e diretor do Hospital (8ª temporada);
- Dr. Wilson: Chefe do Departamento de Oncologia;
- Dr. Chase: Cirurgião, médico intensivista, cardiologista, membro da equipa de diagnóstico e chefe do Departamento de Medicina Diagnóstica (8ª temporada);
- Dra. Cuddy: Endocrinologista e diretora do Hospital;
- Dra. Cameron: Imunologista, membro da equipa de diagnóstico e emergêncista assistente;
- Dr. Taub: Cirurgião plástico e membro da equipa de diagnóstico;
- Dra. Hadley (Treze): Internista e membro da equipa de diagnóstico;
- Dr. Kutner: Médico desportivo e membro da equipa de diagnóstico;
- Dra. Masters: PhD em matemática aplicada, PhD em história da arte e estudante de medicina;
- Dra. Adams: Médica penitenciária e membro da equipa de diagnóstico;
- Dra. Park: Residente em neurologia e membro da equipa de diagnóstico.
O genérico
O genérico (sequência de abertura) começa com o título e uma ressonância magnética, cuja forma da cabeça desfoca-se e aparece o personagem Dr. House que foi filmada no primeiro episódio da primeira temporada. A abertura emprega um número de cenários que acompanham os nomes dos atores. As imagens mostradas são representações anatômicas antigas e antigos raios-x bem como desenhos de partes corporais. A produtora executiva, Katie Jacobs, afirmou que a ordem da sequência não tem significado necessário; no entanto, o nome do criador David Shore aparece em cima de um pescoço, representando assim o cérebro da série.
No que concerne à sequência musical, nos Estados Unidos e em alguns países, é uma parte do single Teardrop, do grupo Massive Attack. Nos países europeus, a versão do genérico tem uma sequência musical chamada House. Os produtores, por motivos de direitos de autor e de políticas de copyright, não conseguiram que a sequência original dos Massive Attack fosse utilizada nas versões europeias da série. O tema europeu de House foi utilizado na 1ª temporada no Brasil. Já a versão brasileira e de Singapura, é totalmente diferente, sem nome ou artista definido. Foi utilizado após a 1ª temporada da série. Além de ser utilizado em Singapura e no Brasil, este tema de abertura também foi utilizado na versão Europeia da série.
Prêmios
De renome internacional, a série venceu vários prêmios e foi nomeada noutros. Ganhou vários Emmys para melhor realizador e melhor argumento, ambos na categoria de séries, bem como o prémio de melhor caracterização (maquilhagem) na categoria de séries.
Em 2006 e em 2007, Hugh Laurie é aclamado melhor ator, título atribuído pelos Globos de Ouro. A série ainda venceu o Prêmio Humanitas na categoria 60 Minutos.
Entre as nomeações, estão as de melhor ator secundário (David Morse) e melhor realizador dos Emmys.
A série foi nomeada para os Globos de Ouro 2009 nas categorias de melhor série dramática e melhor ator em série dramática (Hugh Laurie).
Quem gostar desta série ou apenas estiver curioso pode abrir este site:
Até à próxima!!
A vossa blogger,
Raquel Niki Ribeiro

Sem comentários:
Enviar um comentário